Por que os pedidos de testes genéticos são diferentes de outros exames?

doctor-talking-to-family-min
Gustavo Vieira, PhD
Regional Manager Centogene Brazil
A utilização de testes genéticos para diagnóstico de doenças raras já é algo utilizado em algumas décadas através de testes de citogenética ou através de análises com enzimas de restrição e aplicação de sequenciamento pelo método de Sanger. Com o desenvolvimento de tecnologias de técnicas de NGS (Next-Generation Sequencing) a possibilidade de diagnóstico ficou bem mais acessível e além disso, foi possível usar os dados genéticos de maneira preditiva, ou seja, prever o aparecimento de doenças multifatoriais.
Ter acesso aos seus dados genéticos se tornou um problema ético e muitas vezes influencia diretamente a saúde mental do paciente. Pois como você se sentiria se soubesse que tem uma grande chance de desenvolver uma doença grave no futuro. Muitos lidam com isso como uma oportunidade de ajustar seu estilo de vida e tomar as medidas preventivas necessárias para evitar o aparecimento desta doença ou pelo menos se preparar melhor para quando isso acontecer. Porém tem uma grande quantidade de pessoas que não querem ter esta informação, pois não conseguiram lidar com ela. Desta forma, foi criada uma legislação para lidar com estes dados e como eles serão informados ao paciente.
Todas as recomendações técnicas nacionais e internacionais tem como prioridade estes aspectos éticos e visam o bem-estar do paciente, assim é essencial que todo teste genético seja realizado com um pedido de um profissional de saúde qualificado, assinatura de TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) e seja realizado aconselhamento genético na entrega dos resultados. Vamos falar um pouco de cada um destes itens:

  1. Pedido do teste pelo profissional de Saúde:
    Já é possível profissionais de saúde realizarem pedido de testes genéticos para complementar a avaliação, porém testes que visam o diagnóstico do paciente devem ser realizados pelo médico, uma vez que deve ser realizado em consenso com a prática clínica e outras avaliações complementares. Biomédicos, Biólogos, Nutricionistas, Psicólogos e outros profissionais que podem realizar pedidos de testes genéticos preditivos desde que habilitados para isso e aprovados pelos seus respectivos Conselhos de Classe. Cada conselho tem sua própria normativa.

  2. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE):
    É um documento que informa ao paciente do que se trata o teste genético que ele irá realizar, quais as possíveis informações que podem gerar e como estes resultados podem influenciar sua vida. Este documento deve ser explicado ao paciente pelo profissional de saúde ou médico e por fim deve ser assinado pelo paciente ou seu responsável e pelo médico ou profissional de saúde que está realizando a prescrição do teste.

  3. Aconselhamento Genético:
    Muitos testes genéticos trazem informações que só podem ser analisados em conjunto com as informações clínicas do paciente. Uma variante que pode estar relacionada a uma doença grave nem sempre irá gerar esta doença ou estudos sobre ela não são conclusivos ainda. Assim, é essencial que os testes sejam entregues para o paciente pelo profissional de saúde que deve explicar sobre os achados, esclarecer os riscos e encaminhar o paciente ou a família para os profissionais competentes. Isso evita que o paciente de um google, por exemplo, sobre algum dos achados e tome decisões precipitadas.
Os testes e análises genéticas, sejam diagnósticas ou preditivas são algo essencial para o futuro de um atendimento cada dia mais especializado e personalizado. Porém, devem ser realizados com todo o cuidado e atenção ao paciente para que todos os aspectos éticos sejam preservados e para que ao fim o bem-estar e a saúde física e mental do paciente sejam a prioridade.

Compartilhe com seus amigos

Esporte e lazer

  1. Predisposição de resistência
  2. Sensibilidade à inflamação
  3. Massa corporal magra
  4. Cãibras musculares
  5. Volume muscular
  6. Recuperação pós-exercício
  7. Predisposição de poder
  8. Predisposição da frequência cardíaca em repouso
  9. Risco de lesão de tecidos moles
  10. Predisposição VO₂max
  11. Gene guerreiro

Dieta e nutrição

  1. Adiponectina
  2. Dependência de álcool
  3. Metabolismo do álcool
  4. Regulação do açúcar no sangue
  5. Metabolismo da cafeína
  6. Carboidratos e lipídios no sangue
  7. Carboidratos e peso corporal
  8. Tipo de dieta
  9. Proteína C reativa (PCR)
  10. Gene de queima de gordura
  11. Sensibilidade ao glúten
  12. Sensibilidade à insulina
  13. Falta de ferro
  14. Sobrecarga de ferro
  15. Intolerância a lactose
  16. Dependência de nicotina
  17. Ômega-3 e triglicerídeos
  18. Metabolismo ômega-3
  19. Estresse oxidativo
  20. Percepção do sabor amargo
  21. Percepção do sabor doce
  22. Potássio
  23. Resposta às gorduras monoinsaturadas
  24. Resposta às gorduras poliinsaturadas
  25. Resposta às gorduras saturadas
  26. Risco de estar acima do peso
  27. Sensibilidade ao sal
  28. Saciedade e fome
  29. Selênio
  30. Ingestão de doces
  31. Vitamina b12
  32. Vitamina B6
  33. Vitamina B9
  34. Vitamina C
  35. Vitamina D
  36. Vitamina E
  37. Recuperar a perda de peso
  38. Zinco